
O Colégio Piracicabano foi fundado em 13 de setembro de 1881, quando Piracicaba era apenas uma vila de casas baixinhas. A nova escola surgiu a pedido dos irmãos Manoel e Prudente José de Moraes Barros, líderes políticos da época. Eles desejavam uma escola moderna, diferente das do Império, onde as crianças piracicabanas pudessem receber uma educação melhor. Para isso, os amigos metodistas da família Moraes Barros convidaram a Profª. Martha Watts, que veio dos Estados Unidos para instalá-la, iniciando o Instituto Educacional Piracicabano. Mais tarde, seria criada também a Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP.


Recreio Grande do Instituto Educacional Piracicabano


Escola SENAI


Externato São José. A partir de 1957, funcionou como Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

A Escola Moraes Barros foi inaugurada em 1906, na Praça Tibiriçá, após ter sido cemitério público, cadeia e Câmara de Vereadores

Escolas Reunidas do Bairro Monte Alegre

O Grupo Escolar da Rua do Porto teve como patrona a Profª. Francisca Elisa da Silva, conhecida também como Francisca de Castro. Um grande vulto do magistério da nossa terra. Lecionou durante 29 anos. A escola funcionou desde o início do século na Rua XV de Novembro com a Coronel Antônio Corrêa Barbosa.

A "Escola Normal Oficial " foi fundada em 21 de abril de 1897, teve seu nome mudado para Instituto de Educação Sud Mennucci, que funciona até hoje entre as Ruas XV de Novembro e São João.


Vista do Campus para o prédio principal e a caixa d'água da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Vista da caixa d'água na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz


Pavilhão de engenharia da ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz



Escola de Comércio Cristóvão Colombo. Rua Governador Pedro de Toledo com XV de Novembro e Moraes Barros. Depois, funcionou junto ao Cine Politeama, na Praça da Catedral

Instituto Baroneza de Rezende na Vila Rezende de Piracicaba
Escola de Economia Doméstica e Agrícola
Fundada em 1922 por Lydia de Rezende


O Grupo Escolar "Barão do Rio Branco", fundado em 13 de maio de 1897, entre as Ruas Ipiranga e Governador Pedro de Toledo.
Foto do prédio após a reforma do telhado

Escola Normal Livre Nossa Senhora da Assunção
Fonte: IHGP
7 comentários:
Fui aluna do Colégio Nossa Senhora
Assunção no final da década 1950
até quase o final dos anos 60.
Sou paulistana da gema,,,foi muito
bom rever a minha Piracicaba cidade
que mora na minha memória.
Nas melhores memórias....rsrsrs
Yara Maria Marques.
Mo legal essas fotos
MUITO BOM QUE FOTOS BELAS E BOM SABER E RECORDAR SOBRE AS ESCOLAS DE PIRACICABA
Estudei na escola Assunção. Não me esqueci das irmãs maravilhosas que ali moravam. Foi uma época maravilhosa em minha vida. Ali aprendi com as irmãs o respeito ao próximo. Por pouco não virei freira.
Estudei na escola Assunção. Não me esqueci das irmãs maravilhosas que ali moravam. Foi uma época maravilhosa em minha vida. Ali aprendi com as irmãs o respeito ao próximo. Por pouco não virei freira.
Saudades do tempo em que estudei no Assunção.
Por pouco não virei uma noviça
Saudades do tempo em que estudei no Assunção.
Por pouco não virei uma noviça
Postar um comentário